Como reduzir os custos com o atendimento ao cliente?
Quando se busca reduzir despesas, muitos gestores procuram maneiras de cortar custos sem comprometer a qualidade do suporte.
A área de atendimento ao cliente tem como objetivo encantar os usuários e não deve ser vista como uma fonte de despesa. Vender, resolver problemas e contornar crises são ingredientes essenciais para o sucesso, permitindo que a empresa se mantenha competitiva e fidelize seus compradores.
No entanto, é possível identificar desperdícios e implementar mudanças que ajudem a equilibrar as finanças sem afetar a experiência e a satisfação dos consumidores.
Continue lendo para saber como!
Invista no autoatendimento
Além de economizar recursos com a contratação de profissionais, o autoatendimento é um serviço muito solicitado pelo público. Por meio de plataformas digitais, como sites, aplicativos móveis e chatbots, os clientes têm a liberdade de resolver suas próprias dúvidas e problemas de forma rápida e conveniente, sem a necessidade de interação humana direta.
Essa facilidade, pode melhorar os níveis de satisfação do consumidor, fornecendo respostas imediatas sem a necessidade de esperar por assistência. Montar uma lista com perguntas mais frequentes (FAQ), dos produtos ou serviços mais requisitados e, principalmente, atentar-se para a experiência e jornada do cliente é essencial para criar um serviço de autoatendimento que conquiste as pessoas.
Eduque os clientes
Investir em materiais e tutoriais de orientações dos produtos e serviços faz com que a empresa reduza o número de ligações passivas e ativas.
Quanto mais os usuários estão familiarizados com suas soluções, menores são as chances de ocorrer mal-entendidos, reduzir consultas repetitivas e evitar problemas futuros. É importante ressaltar que educar os clientes também implica em conduzi-los para a próxima etapa do funil de vendas, fornecendo informações valiosas para classificar os consumidores e melhorar a eficácia das abordagens realizadas no SAC.
Revise processos e ferramentas de trabalho
Ao revisar os processos, é possível identificar possíveis obstáculos, eliminar redundâncias e simplificar os fluxos de trabalho. Isso pode levar a tempos de resposta mais rápidos, maior produtividade da equipe e uma experiência mais fluida para o cliente.
A adição, integração e atualização de novas ferramentas de trabalho ajuda a garantir que estejam alinhadas com as necessidades atuais da equipe e dos consumidores.
Na Vermont, permanecemos atualizados com as tecnologias do momento, contando com sistemas de CRM mundiais, chatbots inteligentes e suporte omnichannel para capturar informações dos usuários e fornecer um atendimento excepcional baseado nelas.
Treinamento contínuo
Esse é um mandamento que deve ser seguido à risca. Investir na capacitação da equipe aumenta a probabilidade dos agentes aprimorarem suas habilidades e resolverem os chamados logo no primeiro contato (FCR – First Call Resolution).
O treinamento deve ser constante, servindo tanto para conhecimento dos produtos ou serviços, quanto para reciclagem e aprendizado de novas técnicas que visam melhorar o suporte prestado e os processos internos a fim de elevar os índices de desempenho.
Com isso, a empresa passa a ter funcionários qualificados, criando um ambiente motivador, estimulante e evitando gastos com demissões e novas contratações.
Terceirização do atendimento ao cliente
Contar com a estrutura e a equipe necessária para atender às demandas do cliente pode ter custo elevado. E, ao contrário do que se pensa, a terceirização otimiza o setor, oferecendo um serviço de excelência por um preço justo, além de poder focar em seu core-business.
E quais as vantagens?
O call center externo libera a gestão de muitas preocupações como reestruturação, contratação e treinamento de equipe, infraestrutura, instalações e manutenção são minimizadas, pois ficam sob responsabilidade da empresa contratada.
Além do mais, a terceirização já tem o pleno conhecimento e estrutura robusta para atender às demandas do setor de atendimento, seja ela de call center, contact center, telemarketing, entre todas as vertentes.
Enquanto a empresa contratada se dedica a encontrar soluções para fidelizar clientes e garantir uma excelente experiência, você ganha mais tempo e tranquilidade para orientar sua equipe em outras áreas de inovação que podem gerar oportunidades de crescimento para o seu negócio.
Como a Vermont pode ajudar a sua empresa?
A Vermont é especialista no atendimento ao cliente. Temos uma metodologia de atendimento completa com soluções pensadas para oferecer o melhor customer experience e atingir o customer success.
Contamos com uma equipe capacitada para prestação de serviço humanizada, rápida e assertiva. Para isso, nós cuidamos da jornada omnichannel de relacionamento do cliente, tendo a tecnologia como aliada para aperfeiçoar processos, fornecer insights e maximizar vendas.
Com nossa expertise, sua empresa simplifica o atendimento com o melhor custo-benefício e tem à disposição:
- Automação de processos: gerenciamento de todas as interações com os clientes em um único local, facilitando a alocação de tarefas e a priorização;
- Experiência omnichannel: atendimento via ligação, chats, WhatsApp e redes sociais, e-mails, de modo integrado, sem perda de informações;
- Disponibilidades: ferramentas que possibilitam um atendimento 24/7 permitindo que os usuários acessem o suporte a qualquer momento;
- Equipe treinada: operadores capacitados para encantar o cliente com respostas assertivas, além de fornecer o conhecimento necessário da sua área de atuação;
- Medição e análise : por meio do sistema de CRM, são coletadas informações de relacionamento para identificar hábitos de consumo e padrões de clientes. Além disso, monitoramos os indicadores de atendimento para manter o nível de qualidade no suporte e realizar melhorias.
Interessado? Fale com nosso time de especialistas e conheça nossas soluções.